top of page

Europeu de andebol arranca este mês e tem tudo para se tornar histórico

  • Foto do escritor: Carolina Bastos Pereira
    Carolina Bastos Pereira
  • 4 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de jan. de 2024

Os Europeus estão de volta e Portugal vai marcar presença na fase final da competição. Depois de uma qualificação histórica, onde somaram apenas vitórias num grupo constituído por Macedónia do Norte, Turquia e Luxemburgo. os Heróis do Mar viajam para a Alemanha com o objetivo de repetir a melhor classificação de sempre nesta prova: sexto lugar em 2020.

ree
A seleção das quimas prepara-se para enfrentar a Grécia no dia 11. Foto: Diário de Notícias

Apesar das lesões de Fábio Magalhães, Victor Iturriza e André Gomes, Paulo Jorge Pereira chamou 18 jogadores com opções para todos os gostos. Diogo Rêma, Pedro Oliveira, Gonçalo Vieira e Gonçalo Brandão vão estar pela primeira vez num Europeu, após marcarem presença em outras provas e troféus com a camisola das quinas. Juventude não falta, assim como a experiência de Daymaro Salina, António Areia ou Pedro Portela.


Nota, ainda, para as presenças de Miguel Espinha (guarda-redes do Ciudad Encantada) e Fábio Silva (pivô da Artística de Avanca), que estiveram presentes no estágio em Rio Maior, local onde a seleção estagiou durante vários dias, mas que acabaram por ser cortados para a comitiva que viajou para a Alemanha no início do mês de janeiro.


Portugal está inserido no mesmo grupo que Dinamarca, Chéquia e Grécia. Os nórdicos chegam ao Europeu com o estatuto de tricampeões mundiais e são um dos candidatos a levantar o troféu. A Grécia, por sua vez, está de volta aos grandes palcos, depois de escreverem mais um capítulo na história, ao conseguirem um dos lugares para os terceiros melhores classificados. No que toca à Chéquia, acaba por ser uma seleção que chega ao Europeu na mó de cima, pois estão numa trajetória ascendente.


De resto, as 24 seleções vão tentar levantar o troféu em solo alemão. Düsseldorf, Berlim, Mannheim, Munique, Hamburgo e Colónia serão as cidades pelas quais o Europeu passará, sendo que os jogos do terceiro/quarto/quinto/sexto lugar, assim como das meias-finais e da final, terão lugar na Lanxess Arena, recinto desportivo com lotação para 18 mil espetadores.


Na última edição da prova, a Suécia levou a melhor sobre Espanha na final da competição, depois de ter ultrapassado França nas meias-finais. Os comandados de Glenn Solberg tiveram um percurso praticamente imaculado, pois contaram com sete vitórias, um empate e apenas uma derrota, frente à Dinamarca.


Como tem sido habitual nos últimos anos, além da Suécia, também França, Dinamarca, Noruega e Espanha são as principais candidatas a levantar o cetro do torneio que decorre de 10 a 28 de janeiro. Portugal entra em ação no dia 11 de janeiro, frente à Grécia, às 17h00. O jogo conta com transmissão exclusiva na RTP 2.

Comentários


Contactos

verticejornal@gmail.com

@jornalvertice_

Via Panorâmica Edgar Cardoso, 4150-564 Porto

bottom of page